Derretimento do gelo aumenta nível do mar?

Há duas semanas o principal assunto é o COP15. A principal preocupação é a emissão de gas carbônico, que causa o efeito estufa, que aumenta a temperatura da terra, que derrete o gelo. E a água do gelo derretido aumenta o nível do mar, que alaga as cidades litorâneas.

Mas espera! Será que esta cadeia de causa-efeito é correta? Ou será que tem alguma premissa errada? Por este motivo, decidi fazer um experimento.

A conclusão do experimento não é suficiente para negar o aumento do nível do mar. Tanto que existem experimentos que comprovam este aumento. Nem diminui a importância da discussão sobre o efeito estufa. O experimento prova somente que são falsas algumas das crenças divulgadas amplamente pela mídia.

Leia mais para entender em detalhes.

Objetivo: Reproduzir, em pequena escala, o derretimento de um iceberg e analisar as conseqüências.

O experimento consiste em deixar um grande pedaço de gelo dentro de um recipiente  com marcação de volume, para que seja possível comprovar se o nível da água realmente aumenta após o derretimento do gelo.

Comecei com um copinho de requeijão, enchi de água até a borda e coloquei para congelar no freezer. É importante que o copo seja de plástico ou outro material malheável. Caso contrário, ele  corre risco de ele estourar enquanto a água congela. O copo deve ser comprido. Pois assim poderemos observar melhor o derretimento da coluna de gelo, além caber mais facilmente dentro do medidor de volume. Quando retirei o copo do freezer, a coluna de gelo ficou como na foto abaixo.

Em seguida, coloquei a coluna de gelo dentro de um medidor de cozinha com marcação de volume. Completei com água até o nível atingir, exatamente, 500ml. Note na figura abaixo que o gelo está praticamente todo submerso na água. Apenas 1 cm está acima do nível. E são estes 1 cm que (supostamente) elevarão o nível da água assim que o gelo derreter.

Já existe um contra-senso. Se praticamente todo o gelo está submerso, então seu derretimento dificilmente poderá influenciar o nível da água. Afinal o espaço ocupado pelo gelo será preenchido pela água do próprio gelo.

Após umas duas horas, ficou como na foto abaixo.

Curiosamente, o nível da água ainda não subiu! Mas vamos esperar até o final, que está na foto abaixo.

De fato, o nível da água continua inalterado.

Por que será? Simples, a densidade do gelo é menor que a densidade da água. Em outras palavras. O gelo ocupa mais espaço do que a quantidade de água equivalente. Ou seja, quando o gelo derrete, diminui o espaço ocupado pela água. E o nível fica exatamente igual do início ao fim.

Isto não é coincidência. Usando as fórmulas da física é possível constatar que, realmente, o nível da água não muda nenhum pouquinho. A prova por equações ficará para outra oportunidade.

Considerações. Muios afirmarão que meu experimento não reflete a realidade do aquecimento global. Concordo.

O experimento mostra apenas que o derretimento de um ice-berg não altera o nível do mar. Existe muito gelo sobre as montanhas. E muito mais gelo sobre continente no Pólo Sul. É justamente este gelo que, ao derreter, escorre para o mar e contribui para o aumento do nível de água.

Estima-se que o volume do mar seja 1,338,000,000,000,000,000m3.  Esta mesma fonte faz referência a 25,000,000,000,000,000m3 de gelo, ou seja, pouco menos que 2% do total da água do mar. Se todo este gelo derreter e esta água se espalhar sobre a superfície do mar, de 361,000,000km2, então isto resulta em uma coluna de água com 69m de altura!

Existem alguns fatores que minimizam a intensidade do aumento do nível do mar. Como 11% da maior reserva de gelo já está localizada no mar da Antartida (portanto não contribui com mais água escorrendo para o mar) e como ocorre uma redução de 9% de volume no derretimento do gelo, este aumento de nível seria melhor estimado em 57m. Ainda é necessário considerar que o alagamento das regiões litorânea “consome” água, portanto, a elevação deve ser consideravelmente menor. Mesmo assim, ainda são medidas equivalentes a um prédio com 15 andares!

Conclusão. De fato, a crença simplista “emissão de gás carbônico causa aumento de temperatura, que causa derretimento de gelo, que causa aumento do nível do mar” não está totalmente correta. O experimento prova que o derretimento de gelo situado no mar não contribui para o aumento do nível do mar.

Esse post foi publicado em Outros. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Derretimento do gelo aumenta nível do mar?

  1. Richard Maciel disse:

    Alguém se esqueceu de considerar o aumento do volume ocupado devido a expansão térmica (i.e. põe o copinho no fogo). 😀

    Mas eu concordo com você. Para variar, toda polêmica que gira em torno de um tema extremamente complexo como esse, acaba gerando histeria por parte dos mal-informados. Cara, tem tanta variável nesse problema – vide artigo publicado recentemente na Nature cujo modelo precisa incluir dinâmica gravitacional e movimento de placas tectônicas – que para fazer predições precisas, só a Mãe Diná mesmo. 🙂

  2. Tony Lopes disse:

    Boa Ferber! O problema de usar falácias é que depois aparecem as teóricos da conspiração referenciando elas. Bem que esse negócio de aquecimento global já virou crença. Mas sabemos que lá no fundo existe muita pesquisa e que o negócio tá feio :D. Te vejo debaixo d’agua!!!!

  3. Gustavo disse:

    Cara,

    Isto seria verdade se todo o gelo que esta derretendo estivesse submerso no mar. Porem muito do gelo esta nas geleiras alem dos 10 dos icebergs que ficam para fora do mar…

  4. Grupo derretimento disse:

    somos alunos de uma escola de porto alegre (rs) , e estamos fazendo um trabalho sobre este mesmo tema. como não temos muita informação, pesquisamos tudo pela internet, e achamos seu blog muuuuuuuuuito interessante para o nosso trabalho! se você tiver mais ideias relacionadas a esse assunto, por favor mande-nos por email, ou poste no seu blog que a partir de hoje, olharemos com frequencia! beijos, Luana, Dieniffer, Talita, Yasmin.

  5. Interessante seu experimento. Muita gente vai achar básico, mas sou formado em Física e nunca tinha me ocupado experimentalmente deste tópico. É possível deduzir isto pela teoria, mas é sempre bom ver um experimento para confirmar as previsões e observar na prática o que acontece. Obrigado pelo blog e parabéns!
    82719453.blogspot.com

  6. Eduarda disse:

    Na verdade, pra se fazer isso corretamente, tu tem que colocar um copo com água e deixar um cubo de gelo boiando em cima da água. Quando o gelo derreter, ele vai ocupar um espaço a baixo dele, ou seja, na água, então o nível da agua no copo vai subir.

  7. Lucas Silva Ferreira disse:

    Só eu que vi várias gotículas de água saindo do sistema, acarretando em perda de volume. Em um sistema tão pequeno o aumento poderia ser imperceptível. Mas e se considerar todo o gelo das calotas polares que foi derretido. Provavelmente teria sim alguma influência mesmo que não tão significativa quanto outros fatores envolvidos no aumento do volume dos oceanos. O ângulo em que as fotos foram tiradas poderiam distorcer, mesmo que minimamente, a experiência. Olhe para a coluna “arroz” é perceptível que há um ligeiro aumento no volume.

    • Daniel Ferber disse:

      As gotículas não são perda de volume, mas são condensação da umidade do ar. O experimento é qualitativo e não quantitativo. Ele prova que não existe variação significativa do nível de água. Mas matematicamente sabemos que não há de fato variação do nível.

Deixe um comentário