Casa sem umidade à toa (2)

Este artigo foi originalmente publicado em https://danielferber.wordpress.com/

Descrevemos algumas opções mais elaboradas para combater umidade em armários, gavetas e até todo ambiente. Lugares úmidos favorecem fungos ou mofo. Além do cheiro ruim, eles estragam os móveis e os pertences.

Este é o segundo artigo sobre este tema. Veja o primeiro artigo.

Sílica gel ‘recarregável’

É um recipiente que contém sílica gel e uma resistência elétrica. O aparelho fica na gaveta ou no armário para absorver a umidade. Quando o indicador sinalizar a saturação, liga-se o aparelho na tomada para ‘recarregar’, ou seja, para a resistência elétrica aquecer e secar a sílica gel.

A principal vantagem é segurança. Não é necessário manusear produtos tóxicos. Ele não tomba, não vaza. Ele pode ficar em contato com a roupa. Não existe risco de danificar o móvel ou estragar objetos próximos. Tem um indicador que mostra se está na hora de ‘recarregar’. Não há descarte antiecológico.

A desvantagem é o alto custo de aquisição, a baixa capacidade e o tempo para ‘recarregar’. Demora umas 10 horas para que a resistência seque o sílica gel. E como a capacidade é baixa, é necessário repetir este procedimento a cada 2 semanas.

Na minha opinião, os sacos de sílica gel são mais práticos. Na mesma faixa de preço, eles possuem uma capacidade muito maior e são mais fáceis e muitíssimo mais rápidos de secar no micro-ondas.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/shopping?q=tbn:ANd9GcTKaYP69rG4sOE9TnEdiAPKY3GV0sngNUq2zXaJKJhLyKHU9YpaSoDaX03nPu0zZ0ePGrIyIPI&usqp=CAE

Antimofo eletrônico

FAKE. Muitos anúncios oferecem antimofo eletrônico como solução contra umidade. Isto não é verdade. O antimofo eletrônico destrói esporos de fungos que estão suspensos no ar. Mas não elimina a umidade.

Antiumidade eletrônico

Este aparelho utiliza um princípio eletrônico (efeito peltier) para condensar a umidade do ar, que se acumula num reservatório. É indicado para retirar umidade de um ambiente pequeno (menos de 10m²).

É uma tecnologia simples mas eficaz de remover aproximadamente 2L a 3L de água do ar em uma semana. Consome pouca energia. Ele desliga quando o reservatório estiver cheio, para evitar transbordamento.

O barulho do aparelho é incômodo. Não é razoável dormir no mesmo ambiente onde o aparelho se encontra ligado. Ele também pode incomodar quem esteja trabalhando próximo.

O aparelho perde eficácia gradualmente a medida que umidade alcança 60%. A condensação do efeito peltier não consegue secar mais do que isto.

Recomendo este aparelho para deixá-lo ligado enquanto as pessoas da casa estão ausentes (trabalhando ou viajando).

Antiumidade por compressão

Este aparelho utiliza um compressor de ar condicionado para forçar a condensação da umidade, que se acumula num reservatório de grande capacidade. É indicado para retirar umidade de um ambiente amplo.

Esta é a tecnologia mais eficaz para eliminar umidade. Dependendo da potência do aparelho, ele é capaz de remover vários litros de água por dia do ar. Ele desliga quando o reservatório estiver cheio, para evitar transbordamento.

Tal como o ar-condicionado, o custo de aquisição é muito alto (milhares de reais). Ele é ruidoso e consome muita energia. Como o aparelho é realmente eficiente, o ambiente pode tornar-se muito seco e insalubre.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/shopping?q=tbn:ANd9GcT_SnKH1eSr4joKurZXjXlzD0Hnbxwuo2hKiEahPlE9Ma9WIOWJABhwI-K6lNnA-6J0BDE24qbt4w&usqp=CAc

Ar condicionado tradicional

Note que um ar condicionado convencional também costuma possuir função antiumidade.

Publicado em Outros | Deixe um comentário

Casa sem umidade à toa (1)

Este artigo foi originalmente publicado em https://danielferber.wordpress.com/

Descrevemos algumas opções simples para combater umidade em armários e gavetas. Lugares úmidos favorecem fungos ou mofo. Além do cheiro ruim, eles estragam os móveis e os pertences.

Este é o primeiro artigo sobre este tema. Veja o segundo artigo.

Após experimentar todas as opções descritas abaixo, eu recomendo os sacos de sílica gel.

Caixa de Giz

Pessoas comentam na internet que giz de lousa absorve água. Supostamente, ele também absorve a umidade do ar. Um caixa de giz é muito barata. Mas não constatei a eficácia da solução. Não há evidência de que o giz tenha absorvido umidade do ar. E o que vamos fazer com tanto giz? Abrir uma escola?

Caixinhas “Evita Mofo”

É um pote que contém um sal (cloreto de cálcio) muito eficaz em absorver umidade do ar. O sal se transforma num um líquido pastoso no fundo do pote. Após consumir todo o sal, descarta-se líquido na pia e o pote no lixo reciclável.

É um produto amplamente disponível no comércio. Eficiente, o pote absorve a umidade rapidamente. Como o pote é pequeno, ele atinge sua capacidade em uma ou duas semanas. E ele funciona apenas para espaços pequenos. Isto requer uso de muitos potes e sua substituição frequente. Os potes não são baratos. Não considero uma boa relação custo/benefício.

O descarte constante dos potes é antiecológico. O sal e o líquido são tóxicos – o pote não deve ficar ao alcance das crianças. O pote não é estável e tomba com facilidade, derramando o líquido acumulado dentro dele. Jamais use em gavetas, pois o abre-fecha pode causar o tombamento. O prejuízo pode ser grande. O líquido não é facilmente absorvido por um pano, portanto é difícil de limpar. Ele danifica e estufa a madeira do móvel. Ele contamina a roupa e é difícel de lavar.

Refil das caixinhas “Evita Mofo”

Após consumir todo o sal do pote, ao invés de descartá-lo, é possível remover a sua tampa, despejar o líquido na pia, repor o sal (cloreto de potássio) e fechar novamente o pote. É necessário providenciar uma nova cobertura, que pode ser recortada de um lenço umedecido.

Isto melhora substancialmente o custo benefício. Ao invés de comprar potes caros, pode-se comprar 1kg de cloreto de cálcio que rende 5 ou 6 potes. A desvantagem é o trabalho recorrente e o cuidado necessário para fazer o refil.

O cloreto de cálcio é levemente tóxico. Use luvas. Faça o refil em ambiente aberto. Prefira o cloreto de sódio em bolinhas, pois elas são mais fáceis de manusear e geram menos pó tóxico. A segunda opção é o sal em escamas. Uma vez aberta a embalagem de cloreto de cálcio, não é possível armazená-la. Ou seja, tenha sempre 5 ou 6 potes vazios para consumir todo pacote de refil. Ao refazer a tampa, corte o tecido com capricho, não deixe pontas para fora – o líquido poderá escorrer por estas pontas e manchar roupas próximas.

Pacotes antiumidade

São uma solução mais segura que os potes “evita mofo”. Eles não tombam e não vazam. São caros e duram pouco tempo. O custo benefício é ruim. Não permite refil. Funciona somente para espaços muito pequenos.

Potão antiumidade

A marca Jimo oferece este potão. O princípio é o mesmo dos potes “evita mofo”. Mas a estrutura é mais robusta, mais segura e de maior capacidade. Um pote é capaz de retirar umidade de espaços maiores, de 1 a 2 m². Pode-se usar dois ou três potões para retirar umidade do quarto inteiro.

O comércio oferece refis para o potão. Desta forma, não é necessário descartar o potão, basta despejar o líquido. Mas os refis são caros e difíceis de encontrar.

A opção acaba sendo fazer o próprio refil com cloreto de cálcio. Para isto, você precisará improvisar um saquinho de pano para conter o sal.

Saco de sílica gel

O saco contém bolinhas de sílica gel, tipicamente 150g ou 400g. O saquinho absorve umidade até atingir sua capacidade (costuma ter um indicador que muda de cor quando a sílica está saturada). Então é necessário esquentá-lo no micro-ondas, forçando a saída da umidade, e ele estará pronto para novo uso nos armários e nas gavetas.

A principal vantagem é facilidade e segurança. Não é necessário manusear sal tóxico. Não há descarte antiecológico. Os saquinho tem uma boa capacidade. Ele não tomba, não vaza, não existe risco de danificar o móvel ou estragar a roupa.

A desvantagem é o custo de aquisição, que é bem elevado. O ritual do micro-ondas é demorado. Secar completamente 5 a 6 saquinhos maiores pode demorar uns 10 a 15 minutos.

O melhor saquinho é o Pingi (com desenho do pinguim que muda de cor conforme ele atinge o limite de absorção). Não encontrei esta marca no Brasil. Existem imitações. A que melhor funcionou é esta da imagem ao lado.

Publicado em Outros | Deixe um comentário

Logger levels on Java Google App Engine

Customized logger levels on Java Google App Engine? Yes we can!

This article first appeared on techtavern.wordpress.com

By default configuration, Google App Engine’s local developer server just prints information, warning and error messages.

For those accustomed to modern logger frameworks like Log4J of Logback, this recipe will sound quite antiquated and cumbersome, but that is how Java 6 standard Java Utils Logging API used to work.

First, accept that Java Utils Logger API lacks any reasonable configuration convention. It expects you to provide a property file indicated by the java.util.logging.config.file system property outside of your classpath.

This might be accomplished by creating a logging.properties file within the WEB-INF directory of your application. Within the WEB-INF/appengine-web.xml file, set the system property:

<appengine-web-app>
   ...
   <system-properties>
       <property name="java.util.logging.config.file" value="WEB-INF/logging.properties"/>
   </system-properties>
</appengine-web-app>

The WEB-INF/logging.property file might look like:

.level=FINE
com.google.appengine.level=INFO
com.google.apphosting.level=INFO

The first line enables all loggers (the root logger’s name is the empty string). Don’t forget to clean build and restart the application.

What about appenders and message format pattern? No we can not!

Unfortunately, the Java Utils Logger implementation on Google App Engine ignores any correct appender and format pattern configuration statements. It not possible to customize any of these aspects via properties file.

You may, however, write code to programmatically override App Engine’s predefined appenders and format patterns. Be aware that  App Engine may fail to handle your messages on the application console.

Publicado em Outros | Deixe um comentário

O que acho do Philips HR1050/90 Jamie Oliver HomeCooker

Em vésperas de Black Friday recebi uma oferta ‘imperdível’ do Philips Jamie Oliver HomeCooker, de R$1400 por R$400. A propaganda com o Jamie Oliver é empolgadora. Ele promete cozinhar com várias temperaturas e mexer automaticamente. E esquentar uma panela sobre a outra.

Será que vale a pena?

Custo. Pesquisei quanto custa o mesmo no exterior. Não está a venda na Amazon dos EUA. Na Amazon da Alemanha custa entre 120 a 150 euros, com o processador de alimentos. O valor de R$400, sem o processador, está compatível com o custo Brasil, mas não R$1400.

Praticidade. O equipamento é tudo em um. Ele esquenta somente a própria panela. Impossível intercambiar com outro fogão ou cooktop elétrico. E penso no trabalho para lavar: motor, panela, grade, pá, etc. Parece com o liquidificador ou processador de alimentos: é divertido de usar, mas depois dá preguiça e desânimo para lavar.

Versatilidade. Apesar da propaganda empolgante, eu percebi que serve para tudo que precise ser mexido. Risotos, molhos, ensopados, legumes cozidos. Penso que não serve para fritar um bife ou cozinhar um peixe.

Tempo. É necessário montar todo o aparelho antes de começar. Suas panelas maiores sugerem maior tempo de aquecimento. Portanto, mais tempo para preparar o alimento. Minhas suposições foram confirmadas nas avaliações de compradores da Amazon.

Durabilidade. A foto do produto já diz muito: a base contém o motor de e o aquecimento. Se a panela transbordar por acidente, toda a eletrônica estará em perigo! Dito e feito, os compradores da Amazon reclamam da pouca durabilidade do motor que mexe os alimentos, e que a garantia não cobre as consequências da panela transbordada.

Conclusão. Na minha humilde opinião, não parece uma oferta interessante. Demora mais para preparar os alimentos. É restrito para receitas e alimentos específicos. Dá mais trabalho para montar e depois para lavar. Quebra com facilidade e morre se a panela transbordar. Prefiro ficar nas panelas normais.

Nada mais simples que por uma panela no fogão,usar e depois lavar.

Publicado em Opinião | 1 Comentário

Sobre o Microsoft wireless mouse 3500

O Microsoft Wireless Mouse 3500 é simples, prático e charmoso. O preço de venda sugerido pela Microsoft no Brasil é um absurdo de R$140. No exterior comprei dois por US$15 cada.

Com bastante expectativa de usufruir um produto de marca, comecei a notar que:

  • A roda de rolagem gira suavemente. Mas a tela move-se aos trancos. Fica praticamente impossível rolar a tela. Tem alguma coisa errada no sensor da roda.
  • A borracha lateral anti-derrapante começou a esticar até sair por completo. Talvez ela seja sensível e sofra uma alteração com o suor ou gordura da pele. De qualquer forma, após 6 meses de uso, a solução foi cortar a borracha. Não ficou bonito.
  • A pilha acaba cada vez mais rápido. Mesmo usando baterias de marca e de alta capacidade.

O produto Microsoft decepcionou. Talvez azar… Duas vezes? Na dúvida, na próxima compra tentarei outra marca, mesmo que seja genérica.

Publicado em Outros | 1 Comentário

Por que tenho receio de comprar produtos da Dell

A Dell possui ofertas atraentes. Muitas apresentam uma configuração vantajosa em relação a modelos de mesmo preço de outras marcas. Para aqueles dispostos a investir um tanto mais, a Dell é a única marca que permite upgrades. A concorrência fica limitada aos produtos padrão.

Mas gostaria de alertar sobre alguns possíveis aborrecimentos.

  1. Venda casada. Os produtos oferecidos nos site obrigam a aquisição de diversos acessórios dispensáveis. Idem para as compras por telefone.
  2. SAC inexistente. Os canais de atendimento são exclusivamente para venda ou suporte. Não existe um canal para reclamações. Muito menos uma ouvidoria. Não existe um canal com evidência das solicitações (email, ligação com protocolo) para casos mais sérios. A Dell não responde mensagens enviadas pelo site. O cliente insatisfeito fica na mão.
  3. Suporte concorrido. Provavelmente, não será possível conversar com um técnico nas primeiras tentativas. A empresa promete retornar as ligações perdidas, o que não acontece de fato.
  4. Suporte superficial. O técnico evita investigar o problema em profundidade. Se o problema não constar no diagnóstico padrão, por mais evidente que seja o defeito, ele será ignorado.
  5. A Dell não possui oficinas autorizadas. É necessário enviar o equipamento por correio, com risco do transporte danificar ainda mais o equipamento. A outra opção, a visita técnica, é economicamente inviável para equipamentos domésticos.
  6. Peças de reposição inexistentes. A Dell não mantém estoque, nem das peças mais comuns, como baterias de laptop. É necessário abrir um pedido, que pode demorar mais de um mês até a reposição.
Publicado em Broncas | Deixe um comentário

Minhas considerações sobre o sampaingressos.com.br

Há algum tempo comprei entradas para teatro no http://www.sampaingressos.com.br e gostaria de relatar minhas impressões.

O site oferece uma visão dos espetáculos de São Paulo, com foco nas produções alternativas. Você não encontrará ingressos para as grande produções.

Os descontos são significativos em relação à bilheteria: em torno de 50%. O pagamento é prático e simples através dos meios convencionais: cartão de crédito, boleto, transferência bancária ou pagseguro.

O site não cobra ‘taxa de conveniência’. Mas também não oferece qualquer facilidade além da compra. Ele não reserva assentos. Também não entrega por correios. No teatro, você não economiza tempo. Recomendo chegar com muita antecedência pois não há guichê exclusivo para retirada dos ingressos. Como é necessário trocar o voucher, você será obrigado a disputar a mesma fila da bilheteria com as demais pessoas que ainda querem comprar um ingresso. Isto pode ser caótico para espetáculos concorridos.

A bilheteria não tem conhecimento das vendas pelo site. Se você não trocar seu voucher na bilheteria com antecedência e garantir seu ingresso, corre-se o risco da bilheteria vender seu ingresso para outra pessoa. É como se fosse um over-booking por simples desinformação. E corre-se risco de lugares ruins, aqueles que sobraram, pois a bilheteria privilegia as pessoas que vendem no guichê.

Na minha opinião, o site vale a pena por causa dos descontos significativos. Mas não evita os aborrecimentos da visita à bilheteria e suas filas, nem garante seu lugar reservado. Você corre risco de ficar de fora do espetáculo. Os transtornos surgem dos dois lados (site e teatros), que precisam organizar-se e profissionalizar-se para aceitar a realidade digital, mesmo quando optam por espetáculos alternativos.

 

Publicado em Outros | Deixe um comentário

Por que desisti da Revista Época

Eu era um assinante da Revista Época da Editora Globo. Os aborrecimentos foram se acumulando e desisti.

  1. Atrasos na entrega. Recebia minha revista de assinante entre segunda e terça feira e as notícias já estavam velhas. Eu poderia comprar o mesmo exemplar na banca da rua, vários dias antes. Reclamei diversas vezes e a regularização da entrega ficou só na promessa.
  2. Extravio na entrega. Várias vezes, a revista sequer foi entregue.
  3. Notícias tendenciosas. Ao invés de fatos e dados, as reportagens afirmam quem está certo ou errado. Idolatram alguns partidos e demonizam outros. As reportagens divergem em relação a outras fontes de notícias.
  4. Atendimento ineficaz e mal educado. Quando necessário acionar o SAC, os atendentes não demonstram cordialidade e iniciativa para resolver os problemas reportados.

Quando conclui que não valia mais a pena renovar a assinatura, constatei que é impossível cancelá-la. A fila de espera da central de assinaturas é infinito. O SAC recusa solicitações de cancelamento. A editora não possui ouvidoria. Foi necessário desabafar no ReclameAqui, pichar o Facebook da editora, enviar email à redação, reclamar com o diretor da redação e ameaçar com o Procon.

Publicado em Broncas | Deixe um comentário

Filmagens: mais dicas para reduzir o tamanho dos arquivos

Em um outro artigo, expliquei como usar o Handbrake para reduzir o tamanho dos arquivos de uma filmagem. Seguem mais algumas dicas interessantes e menos conhecidas.

Publicação original deste artigo: danielferber.wordpress.com.

Qual a relação entre movimento e tamanho do arquivo?

O arquivo de vídeo registra cada movimento na imagem. Quanto mais movimentos, maior o tamanho do arquivo de vídeo. Quanto mais brusco o movimento, maior o tamanho do vídeo.

Tripé

O tremor da mão é registrado como um movimento da imagem inteira, resultando numa avalanche de informação que não agrega valor. A solução é manter a câmera estável. Por exemplo, presa a um tripé. Assim a câmera registra somente o movimento da cena.

Por exemplo, para uma Canon Powershot, a filmagem com tripé resulta em um arquivo até 2x menor que a filmagem à mão livre.

Redução de ruído 

Num ambiente escuro, a câmera força o sensor e podem ocorrer leituras equivocadas das cores muito escuras. Trata-se de uma limitação inerente da tecnologia do sensor da câmera. Este efeito é conhecido como ruído ISO, onde pontos escuros aparentam estar em movimento na imagem. São movimentos falsos que ocupam espaço no arquivo de vídeo.

O Handbrake possui uma opção que elimina o ruido e assim economiza um bom espaço no arquivo de vídeo. Na aba “Filters”, no campo “Denoise”, selecione “medium” para filmagens em teatros, ambientes fechados e escuros ou cenas noturas.

Por exemplo, para uma filmagem num teatro, um arquivo de vídeo pode ser reduzido em aproximadamente 30%, apenas eliminando a informação desnecessária do ruído ISO.

Publicado em Dicas | Deixe um comentário

Máquina de pão: novos sabores

Comprou a máquina de pão, mas enjoou de sempre comer o mesmo pão branco? Veja como valorizar suas receitas com novos sabores.

A dica é sempre começar pela receita para a todas governar.

Você pode adicionar:

  • Semente de girassol. São deliciosas e dizem por ai que ajuda a emagrecer e a alivirar tpm.
  • Cominho. Fornece um sabor e odor especial ao pão. Combina bem com semente de girassol. Também é conhecido por alcaravia, cúmel ou kümmel, então pode ser um pouco confuso para achar no mercado.
  • Linhaça clara (sem casca). Dizem que controla colesterol e pressão arterial, ativa o intestino, alivia tpm e emagrece.
  • Linha escura, para dar uma variada da linhaça clara.
  • Gergelim. Dizem que ajuda a emagrecer.

São inúmeras as combinações possíveis de grãos. Com pão mais saboroso, você comerá mais, mas não tem problema: dizem que todos os grãos também emagrecem!

Publicado em Dicas | Deixe um comentário