Refrigerador Consul CRM33D Frost Free

Compramos um refrigerador (ou geladeira) muito interessante e que recomendamos: é o Consul CRM33D Frost Free. Influenciou em nossa decisão o custo mais acessível deste modelo e uma quantidade suficiente dos recursos que considero essenciais para obter praticidade, eficiência e armazenamento duradouro de alimentos:

  • Dimensões pequenas
  • Baixo consumo de energia
  • Congelador de -18°C (ou seja, freezer de verdade)
  • Frost free, nunca precisa ser descongelado

Optamos por um modelo de aproximadamente de 280L e duas portas (congelador separado). Congelador a -18°C está disponível apenas para modelos a partir deste tamanho. Infelizmente, congeladores internos de aparelhos menores não atingem temperaturas abaixo de -6°C.

Estavam à disposição vários modelos semelhantes, da Brastemp, Consul e da Electrolux. O refrigerador Consul CRM33D foi o que melhor atendeu nestes requisitos sem agredir meu orçamento. Em algumas lojas, o CRM33D também é identificado como CRM30D. Não consegui encontrar diferenças entre os dois modelos, exceto na cor das peças de plástico no interior da geladeira.

De imediato, desistimos da Brastemp, muito mais cara e sem nenhum benefício adicional visível que justificasse pagar mais. Evitei a marca Electrolux pois seu consumo de energia elétrica é aproximadamente 50% maior que o da Consul. No orçamento mensal, a geladeira Electrolux pesaria R$80 em energia elétrica, a da Elextrolux, R$120.

Claro, muitos outros fatores também foram considerados a favor do Consul CRM33D Frost Free. Mas este artigo também discute pontos os negativos deste modelo.

O design da Consul CRM33D é simples, porém elegante. A geladeira é discreta na decoração da cozinha. Como ela não é muito alta, é possivel guardar alimentos ou outros objetos sobre a mesma. Você poderá até deixar seu micro-ondas sobre a mesma, caso não incomode que ele fique em lugar alto.

É fácil e prático abrir a porta, basta puxar na concha localizada na parte superior da porta. Por experiências anteriores, sei que esta concha encarde com certa facilidade devido ao contato com a mão. Neste caso, prefiro um pouco mais de trabalho na limpeza do que aturar aqueles puxadores horríveis ressaltados para fora da porta. Como a concha está dos dois lados, uma pessoa não habituada com a geladeira ficará na dúvida de qual lado puxar.

Alias, isto leva a outro ponto importante: é uma das poucas geladeiras onde a porta é reversível. De fábrica, ela abre para a direita. Mas é possível solicitar para a assistência a adaptação gratuita de forma que ela abra para a esquerda. Isto é muito conveniente para acomodar a geladeira de forma criativa em um espaço limitado.

A porta possui três divisórias de plástico transparente verde ou azul (depende do modelo). Seu aspecto não é tão robusto quanto deveria, mas modelos concorrentes semelhantes pareciam ainda mais frágeis. As divisórias do meio e de cima podem ser fixadas em duas posições diferentes, a gosto do dono da geladeira. Adivisória  inferior acomoda com facilidade grande garrafas PET.

Diferente dos modelos tradicionais, onde o porta ovos encontra-se na divisória superior da porta, a Consul decidiu utilizar dois “cestinhos de 6 ovos”. Apesar de caberem bem na divisória superior, a pessoa pode escolher guardar os ovos em qualquer outro lugar da porta, ou então na própria geladeira. No caso de poucos ovos, basta guardar uma cestinha dentro da outra para economizar espaço. Esta flexibilidade é muito interessante, pois evita desperdiçar espaço enquanto há poucos ou nenhum ovo na geladeira.

O mesmo conceito foi aplicado para o porta latinhas, uma moda de utilidade questionável (sem dúvida é cômodo na hora de pegar a cerveja). O porta latinha da Consul CRM33D, por ser vertical, desperdiça menos espaço que guardar latinhas nas divisórias. Por ser removível, pode ser instalado em diferentes lugares da porta, ou retirado totalmente.

Geladeiras antigas e os modelos mais simples possuem uma abertura na parte superior que joga o ar frio de cima para baixo. Como conseqüência, alimentos guardados da prateleira superior são mais gelados que os das prateleiras inferiores. Para evitar esta má distribuição de temperatura, o modelo CRM 33D da Consul apresenta uma canalização interna com aberturas de ar frio para cada prateleira. O ar frio é distribuido igual e individualmente para cada prateleira. Na minha geladeira, esta canalização foi fixada sem observar bem a simetria. A Consul poderia ser mais cuidadosa ao montar a geladeira.

Em decorrência, as prateleiras são fixas, pois a mudança em sua altura poderia conflitar com a posição das aberturas de ar frio. Muito lamentável. A própria Consul possui outros modelos mais antigos que permitem um pequeno ajuste de altura das prateleiras, mesmo com a limitação imposta pela aberturas de ar frio. No caso do CRM33D, é um quesito onde houve retrocesso em relação aos modelos anteriores.

As prateleiras são de grade. Estas grades eram necessárias nas geladeiras antigas para permitir a circulação do ar. Isto não faz mais sentido com a canalização do ar e a distribuição de individual para cada prateleira. Seria muito mais prático se elas fossem de vidro: ao tombar um líquido, ele não escorreria através da grade para as prateleiras de baixo. Limitaria as conseqüências no caso deste tipo de acidente. Certamente, a Consul optou pela grade para reduzir o custo do produto.

Fiquei muito decepcionado com o plugue da tomada. O tamanho pequeno e aspecto frágil dificultam o seu manuseio ao conectá-lo à tomada. Ele não protege contra choques elétricos. Certamente, não atende as normas de segurança.

Como um todo, estou bem satisfeito com este produto, e o recomendo.

Problemas encontrados:

  • Após 8 meses, o compressor tornou-se extremamente barulhento. Apesar do técnico considerar-me exigente por me incomodar com o ruído, ele fez a troca na garantia e a geladeira voltou a funcionar normalmente.
  • Após 10 meses, a borracha da porta do freezer começou a condensar muita água, que pingava no chão. A assistência recomendou a o nivelamento dos pés, que estou testando no momento.
About these ads
Esse post foi publicado em Outros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s